Só pra não perder o pique, aqui vai outro tutorial pra facilitar jogos de Dragon Age RPG no Roll20. Essa foi a primeira parte.

Como discutido antes, vários elementos de Javascript só estão disponíveis se você pagar 10 dólares ao mês pro site, e esse tutorial, bem mais que o anterior, vai assumir que você não tem nenhum acesso aos APIs da sua mesa.

TOKEN ACTION E ROLAGEM DE INICIATIVA

Antes de tudo vamos criar mais um Macro chamado Iniciativa-NPC. Esse é o código:

INICIATIVA-NPC

/roll 2d6+d6+?{Destreza|0}+?{Foco|Não,0|Sim,0|Foco+1,3|Foco+2,4}+?{modificadores|0}&{tracker}

E antes de feixar o editor do macro, marque a caixa “Show as Token Action?”

Se você marcar essa caixa, você estará garantindo que o botão para a ativação deste macro só vai aparecer se você tiver um token selecionado no mapa do jogo. E este botão sempre vai aparecer no canto superior esquerdo da tela.

E embaixo existe a opção de dizer para quem esse macro é visível. Eu recomendo que só seja visível para quem está narrando, e seus jogadores não tenham um botão intruso quando clicarem nos próprios tokens.

Neste exemplo, eu estou com o token ta anã com raiva selecionado, e a ação apareceu no canto superior esquerdo da tela.

Mas o que o código em si faz?

&{tracker}

Esse comando vai exigir o macro esteja sempre vinculado ao token, pois ele colocará o token numa lista de iniciativa.

Para abrir a lista de iniciativa basta clicar no ícone do relógio no lado esquerdo da tela.

A execução desse macro vai gerar um número e colocar o token na lista automaticamente, com esse número atribuído a ele.

Depois de rolar iniciativa para 9 tokens diferentes, eu acabei com algo assim na lista de iniciativa:

Pra ficar mais fácil de você acompanhar os turnos, você pode clicar na engrenagem e clicar em “descending” pra deixar a lista organizada pelo número gerado.

Em jogo, você pode clicar na flechinha toda vez que o turno da pessoa que está no topo da lista acabar, pra indicar visualmente que o turno da próxima pessoa começou.

ABILITIES

Abilities funcionam exatamente como Macros, mas estão atrelados a fichas de personagem e a valores especificados nelas.

As personagens dos meus jogos tem 17 Abilities + 1 pra cada arma que aquele personagem possua + 1 pra cada feitiço que aquele personagem conheça +1 pra cada poder de classe que exija rolagens especiais.

Então meus Ladinos e Guerreiros acabam ficando, em média, com 20 Abilities, e Magos com 22 Abilities.

Você pode encontrar todas as abilities de uma personagem abrindo a sua ficha no roll20, e vendo a aba “attributes & abilities”, e você pode adicionar quantas Abilities você quiser.

Vou começar simplesmente listando os códigos que NÃO devem aparecer como Token Actions.

Algumas dessas Abilities tem pronomes como “ela” e “ele”. Simplesmente troque isso de acordo com a identidade de gênero da personagem em questão.

FISTS

seus punhos. Causará [[1d3+@{strength}

IMPROVISED

uma arma improvisada. Causará [[1d6-1+@{strength}

ATIVAR

@{character_name} ativou um dos seus itens

GUARDA

@{character_name} levanta sua guarda. Até o fim do turno sua defesa aumentará em [[+1]] ou [[+2]] mas ela também vai receber esse mesmo número em forma de penalidade para todos os testes pelo resto da rodada.

FORATK

@{character_name} está de olho num inimigo. Assim que ele se mover ele atacará.

MIRAR

@{character_name} mira no seu alvo antes de atacar. Ele receberá um modificador de [[+2]] no seu próximo ataque.

FIRME

@{character_name} decide ficar firme. Qualquer pessoa que queira tirar ela do lugar deve realizar um teste de Força (Poderio Muscular) contra a Força (Poderio Muscular) ou Destreza (Acrobacia) dele.

SACAR

@{character_name} sacou um dos seus itens

Todas estas Abilities vão servir de base para as abilities principais. Mas antes de chegar nelas, você deve adicionar uma Ability pra cada arma que a personagem possuir, da seguinte maneira:

T-AXE (ABILITY PARA MACHADO DE ARREMESSO)

sua machadinha. Ele causará [[1d6+2+@{strength}

No lugar de 1d6+2 você vai colocar qualquer que seja o dano da arma em questão.

@{strength} vai chamar o atributo Força da ficha que está sendo usada. Você pode mudar isso para @{perception} se quiser adicionar Percepção ao dano, como é o caso de arcos. Ou qualquer outro atributo pra regras de casa que você esteja usando.

Notem que as duas primeiras Abilities dessa lista também são armas, que eu prefiro assumir que toda personagem “tem”.

Eu vou colocar mais alguns exemplos de armas que já tenho prontas:

BASSWORD
sua espada bastarda. Ele causará [[2d6+1+@{strength}
GAUNTLET
sua Manopla. Ela causará [[1d3+2+@{strength}
STAFF
seu cajado. Ela causará [[1d6+1+@{strength}
RAPIER
seu florete. Ela causará [[1d6+3+@{strength}
DAGGER
sua adaga. Ela causará [[1d3+2+@{strength}
SSWORD (ESPADA CURTA)
sua espada. Ele causará[[1d6+2+@{strength}
BOW
seu arco curto. Ele causará[[1d6+1+@{Perception}
LONGBOW
seu arco longo. Ele causará[[1d6+3+@{Perception}
2HSWORD
sua espada de duas mãos. Ela causará [[3d6+@{strength}
HALBERD
sua alabarda. Ela causará [[2d6+3+@{strength}
BATTLE-AXE
seu machado de batalha. Ela causará [[2d6+@{strength}

Se a personagem em questão não é treinada com a arma que está sendo listada, não esqueça de colocar a equação entre parenteses e dividir ela por 2. Exemplo:

seu florete sem ser treinada. Ela causará [[(1d6+3+@{strength})/2

Agora, às Abilities principais que idealmente devem aparecer como Token Actions.

Eu coloco números antes dos nomes dessas ações pra garantir que sempre vai estar numa ordem otimizada pros meus jogadores, mas isso é opcional.

1-INICIATIVA

/roll 2d6+d6+@{dexterity}+?{Foco|Não,0|Sim,0|Foco+1,3|Foco+2,4}+?{modificadores|0}&{tracker}

É a mesmíssima coisa que a iniciativa dos NPCs, mas chama a destreza da personagem direto da ficha.

1-TESTE-DE-HABILIDADE

/em @{character_name} realizou um teste de habilidade
/roll 2d6+1d6+?{Atributo |Comunicação,@{Communication} |Constituição,@{Constitution} |Destreza,@{Dexterity} |Astúcia,@{Cunning} |Magia,@{Magic} |Percepção,@{Perception} |Força,@{Strength} |Vontade,@{Willpower}}+?{Foco |Não,0|Sim,2|Foco+1,3|Foco+2,4}+?{Modificadores? |0}

@{character_name} vai chamar o nome da personagem.

Essa Ability vai perguntar qual atributo está sendo testado, e puxar ele direto da ficha pra realizar a rolagem.

2-AÇÕES-MENORES

/em ?{Ação |Sacar, %{personagem|Sacar} |Ativar, %{personagem|Ativar} |Erguer Guarda,%{personagem|guarda} |Forçar o Ataque, %{personagem|foratk} |Mirar, %{personagem|Mirar} |Ficar firme,%{personagem|firme}}

ISSO É IMPORTANTE!

Essa Ability vai abrir um menu de ações menores possíveis no sistema Age (com exceção da ação de movimento), e todas elas são baseadas em Abilities que a gente já criou.

%{personagem|ability} é o comando pra chamar abilities, quer seja em chat, em macros, ou dentro de outras abilities. E o nome dos dois tem que estar escrito exatamente da forma que foi registrado, com exceção de maiúsculos e minúsculos. O roll20 não liga pra isso.

Você vai encontrar o nome da sua personagem aqui:

E você pode editar ele clicando em Edit.

PELO AMOR DE DEUS não vá achar que o nome da personagem válido pra edição de Abilities é qualquer coisa além disso!

Esse também é o nome que o comando @{character_name) chama, então mantenha isso em mente.

toda vez que você mudar o nome da sua personagem, você vai ter que MANUALMENTE mudar todas as chamadas de abilities, ou vai bugar feio.

3-CURAR

/em @{character_name} tentou curar a si mesma ou um aliado. Número Alvo: [[11]].
/roll 2d6+1d6+@{Cunning}+?{Foco |Não,0|Sim,2|Foco+1,3|Foco+2,4}+?{Modificadores |0}

3-DEFESA

/em @{character_name} está se defendendo. Até o final do turno ele receberá [[+2]] em Defesa.

3-ATAQUE-CORPO-A-CORPO

/em @{character_name} atacou com ?{Arma |nome da arma1, %{personagem|arma1} |Punhos, %{personagem|fists} |Arma Improvisada, %{personagem|Improvised}}]] pontos de dano se acertar.
/roll 2d6 + (d6) + ?{Grupo da Arma |Força (Contusão-Haste-Lâmina Pesada-Lança-Machado), @{strength} |Destreza (Briga-Cajado-Duelo-Lâmina Leve), @{dexterity}} + ?{Foco |Não, 0|Sim, 2|Foco+1, 3|Foco+2, 4} + ?{Treinado |Sim, 0|Não, -2} + ?{Modificadores |0} contra Defesa.

troque “personagem” pelo nome da sua personagem e “arma1” pela arma em questão.

Logo depois de de “?{Arma” e antes de “|Punhos,” você pode repetir “|nome da arma1, %{personagem|arma1} ” quantas vezes quiser pra quantas armas quiser colocar no menu. Só não esqueça de criar as abilities delas antes.

3-ATAQUE-A-DISTÂNCIA

/em @{character_name} atacou com ?{Arma |nome da arma1, %{personagem|arma1} |Arma Improvisada, %{personagem|Improvised}}]] pontos de dano se acertar.
/roll 2d6 + (d6) + ?{Grupo da Arma |Força (Contusão-Haste-Lâmina Pesada-Lança-Machado), @{strength} |Destreza (Briga-Cajado-Duelo-Lâmina Leve), @{dexterity}} + ?{Foco |Não, 0|Sim, 2|Foco+1, 3|Foco+2, 4} + ?{Treinado |Sim, 0|Não, -2}+?{Distância |Curta (0~16m arco curto) (0~26m arco longo) (0~8m Azagaia) (0~30m besta) (0~6m faquinha) (0~4m machadinha e arma improvisada),0|Longa (16~32m arco curto) (26~52m arco longo) (8~16m Azagaia) (30~60m besta) (6~12m faquinha) (4~8m machadinha e arma improvisada),-2} + ?{Modificadores |0} contra Defesa.

troque “personagem” pelo nome da sua personagem e “arma1” pela arma em questão.

Logo depois de de “?{Arma” e antes de “|Arma Improvisada,” você pode repetir “|nome da arma1, %{personagem|arma1} ” quantas vezes quiser pra quantas armas quiser colocar no menu. Só não esqueça de criar as abilities delas antes.

Esse código só faz uma pergunta amais que o anterior, pra calcular a dificuldade extra por distância, e tira os punhos, já que você não pode atirar suas próprias mãos pra fora do corpo pra atacar.

A não ser que você seja um robô. Mas robôs não são comuns em Thedas.

3-ATAQUE-TOTAL

/em @{character_name} concentrou-se totalmente em atacar com ?{Arma |nome da arma1, %{personagem|arma1} |Punhos, %{personagem|fists} |Arma Improvisada, %{personagem|Improvised}}+1]] pontos de dano se acertar. Mas receberá [[-1]] em sua Defesa até o início do seu próximo turno.
/roll 2d6 + (d6) + ?{Grupo da Arma |Força (Contusão-Haste-Lâmina Pesada-Lança-Machado), @{strength} |Destreza (Briga-Cajado-Duelo-Lâmina Leve), @{dexterity}} + ?{Foco |Não, 0|Sim, 2|Foco+1, 3|Foco+2, 4} + ?{Treinado |Sim, 0|Não, -2} + ?{Modificadores |0} contra Defesa.

troque “personagem” pelo nome da sua personagem e “arma1” pela arma em questão.

Logo depois de de “?{Arma” e antes de “|Punhos,” você pode repetir “|nome da arma1, %{personagem|arma1} ” quantas vezes quiser pra quantas armas quiser colocar no menu. Só não esqueça de criar as abilities delas antes.

Esse código é igual ao %{personagem|ataque-corpo-a-corpo}, com a exceção que adiciona +1 ao dano antes de fechar o cálculo.

3-CARGA

/em @{character_name} correu até seu alvo atacando com ?{Arma |nome da arma1, %{personagem|arma1} |Punhos, %{Ben|fists} |Arma Improvisada, %{Ben|Improvised}}]] pontos de dano se acertar.
/roll 2d6+d6+?{Grupo da Arma |Força (Contusão-Haste-Lâmina Pesada-Lança-Machado),@{strength} |Destreza (Briga-Cajado-Duelo-Lâmina Leve),@{dexterity}}+?{Foco |Não,0|Sim,2|Foco+1,3|Foco+2,4} + ?{Treinado |Sim,0|Não,-2}+?{Modificadores |0}+1

troque “personagem” pelo nome da sua personagem e “arma1” pela arma em questão.

Logo depois de de “?{Arma” e antes de “|Punhos,” você pode repetir “|nome da arma1, %{personagem|arma1} ” quantas vezes quiser pra quantas armas quiser colocar no menu. Só não esqueça de criar as abilities delas antes.

Esse código é igual ao %{personagem|ataque-corpo-a-corpo}, com a exceção que ele adiciona +1 na rolagem de ataque.

Esse +1 podia ser só mais uma opção no %{personagem|ataque-corpo-a-corpo}? Sim. Mas eu decidi fazer outra ability pra poder mudar o texto narrativo que vem antes da rolagem.

ABILITIES PARA LADINOS

Como eu só tenho 2 ladinos nível 2 no meu grupo, eu só criei um botão pra testar a furtividade deles automaticamente por causa do poder do golpe furtivo.

4-GOLPE-FURTIVO

/em @{character_name} tentou realizar um golpe furtivo contra seu alvo. Se ele passar no teste receberá [[+2]] na rolagem de ataque e adicionará [[1d6]] ao dano final.
/roll 2d6+d6+@{dexterity}+?{Foco|Não,0|Sim,2|Foco+1,3|Foco+2,4}+?{Modificadores|0}

ABILITIES PARA MAGOS (FEITIÇOS)

Essas abilities que eu criei pros feitiços são lindas! Dá vontade de lamber.

Eu vou colocar como exemplo o feitiço que a Tarenna mais usa:

%{TARENNA|4-CURA-MÁGICA}

/em @{character_name} conjurou Cura!
&{template:default} {{name=Cura}} {{Escola=Criação}} {{Tipo=Utilidade}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[1]] à [[3]]}} {{Número Alvo=[[10]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Alcance=6m}} {{Cura=Mana Gasta em d6}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+2+?{Modificadores |0}

“Caralho, Felicia! 3 Linhas!”

Mas gente, o resultado ficou lindo pra quem não pode usar API.

Ok, o que está acontecendo nesse código?

A primeira linha é um /em simples pra declarar a conjuração.

A terceira linha é simplesmente um /roll pra testar se a magia deu boa.

É na segunda linha que acontece a mágica.

&{template:default}

Essa abertura na segunda linha indica que essa linha vai montar o que o roll20 chama de “template roll”, que vai criar aquela tabela linda ali encima.

{{name=Nome do Feitiço}}

Esse é o primeiro elemento da tabela. O seu título.

{{Propriedade=Valor}}

Este representa todos os elementos subsequentes da tabela. O Valor pode ser tanto um texto quanto um inline roll ou uma mistura dos dois. E você pode colocar quantas você quiser. Mas lembre-se de uma coisa muito importante:

NUNCA coloque espaços vazios antes ou depois do “=”, depois da “{{” ou antes da “}}”, mas SEMPRE separe os elementos com um espaço (“{{” não deve tocar  “}}”). Isso me deu bastante dor de cabeça.

Note que o exemplo que eu dei, entretanto, tem 2 problemas:

  1. Ele não calcula poder de feitiço automaticamente
  2. Ele não pergunta se a pessoa usando o feitiço tem foco naquela escola ou não.

O foco e o poder de feitiço devem ser adicionados manualmente no código pra cada personagem. Isso se dá, de novo, pela falta de API.

E antes de ir, vou deixar vocês com alguns exemplos de feitiços que transformei em abilities, lembrando que o poder de feitiço e o foco não são calculados automaticamente.

%{TARENNA|4-RAJADA-ARCANA}
/em @{character_name} conjurou Rajada Arcana!
&{template:default} {{name=Rajada Arcana}} {{Escola=Espírito}} {{Tipo=Ataque}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[2]]}} {{Número Alvo=[[10]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Alcance=30m}} {{Rolagem de Resistência=Destreza (Acrobacia) vs. P.F.}} {{Dano Total=2d6+Dado do Dragão}} {{Dano Parcial=1d6}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+?{Modificadores |0}
%{TARENNA|4-ARMADURA-DE-PEDRA}
/em @{character_name} conjurou Armadura de Pedra!
&{template:default} {{name=Armadura de Pedra}} {{Escola=Primal}} {{Tipo=Utilidade}} {{Tempo=1 Minuto ou 4 Rodadas}} {{Mana=[[3]] à [[8]]}} {{Número Alvo=[[10]]}} {{Efeito com 3 de Mana gasta=+[[@{magic}]] em Armadura por 1 hora.}} {{+1 Mana=+1 Hora de duração}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+?{Modificadores |0}
 %{TARENNA|5-REJUVENESCER}
/em @{character_name} conjurou Rejuvenescer!
&{template:default} {{name=Rejuvenescer}} {{Escola=Criação}} {{Tipo=Utilidade}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[5]]}} {{Número Alvo=[[15]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Alcance=10m}} {{Cura=1d6 automaticamente + 1d6 pelos próximos [[@{Magic}]] turnos}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+2+?{Modificadores |0}
%{LURCILE|4-DRENAR-VITALIDADE}
/em @{character_name} conjurou Drenar Vitalidade!
&{template:default} {{name=Drenar Vitalidade}} {{Escola=Entropia}} {{Tipo=Utilidade}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[4]]}} {{Número Alvo=[[12]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Alcance=30m}} {{Rolagem de Resistência=Constituição (Stamina) vs. P.F.}} {{Dreno Total=1d6+[[@{Magic}]] penetrante}} {{Dreno Parcial=1d6 penetrante}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+?{Modificadores |0}
%{LURCILE|4-CHOQUE}
/em @{character_name} conjurou Choque!
&{template:default} {{name=Choque}} {{Escola=Primal}} {{Tipo=Ataque}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[4]]}} {{Número Alvo=[[13]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Área=6mx6m}} {{Rolagem de Resistência=Constituição (Stamina) vs. P.F.}} {{Dano Total=1d6+[[@{Magic}]] penetrante}} {{Dano Parcial=1d6 penetrante}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+?{Modificadores |0}
%{LURCILE|5-ESCUDO-ARCANO}
/em @{character_name} conjurou Escudo Arcano!
&{template:default} {{name=Escudo Arcano}} {{Escola=Espírito}} {{Tipo=Defesa}} {{Tempo=Ação Maior}} {{Mana=[[4]]}} {{Número Alvo=[[14]]}} {{P.F.=[[15]]}} {{Alcance=4m mas o efeito diminui em 5 se não usar nela mesma}} {{Efeito=Por este turno, sua defesa se torna [[15]]}}
/roll 2d6+1d6+@{Magic}+?{Modificadores |0}

É Isso por enquanto. Espero que seja útil pra vocês!

Felicia out~

Beijos.