brood

(Gaming As Woman, tradução nossa)

Alguns monstros são monstruosos por causa de sua feminilidade. Sua monstruosidade está diretamente ligada a crenças misóginas sobre a sexualidade feminina. A reprodução sexual é mostrada de forma diferente na série Dragon Age. As criassombrias se reproduzem através de uma criatura chamada Broodmother, algo como Mãe de Ninhada, o mais perturbador e deprimente é que na realidade essa criatura hedionda é um ser de qualquer raça do sexo feminino capturado justamente para a função de progenitora.

O processo pelo qual uma mulher é transformada em Mãe de Ninhada é descrito vagamente durante a aventura em Dragon Age Origins. A mulher é alimentada à força por sangue de criassombria e dos cadáveres de outros humanóides, isto dá-lhes impulsos canibais. Uma testemunha da transformação afirma que a mulher em questão é “violada”, mas se essa violação refere-se à qualquer violência sexual não é deixado claro. É mais um lembrete de que vaginas são inerentemente trágicas e que se você é mulher nunca deveria possuir uma numa história do gênero ficção fantasia.

broodedit

Eventualmente, a mulher se torna num monstro gigante repulsivo, coberto de muitos conjuntos de seios enormes e capaz de dar à luz milhares de criassombrias. Um exemplo clássico do que a professora Barbara Creed chama a mulher como ventre monstruoso em seu clássico texto The Monstrous-Feminine: Film, feminism, and psychoanalysis (O Monstrous-Femininos: Filme, feminismo e psicanálise), pois ela (a mulher) não pode ser salva; ela totalmente destruída na mente e no corpo por sua violação. Os jogadores devem matá-la para avançar no jogo.

Na expansão Awakening a principal antagonista é uma Mãe de Ninhada referida simplesmente como A Mãe. A personagem  é retratada como uma criatura insana e odiosa — especialmente quando comparado com O Arquiteto. Apenas no caso de nos esquecermos de que as mulheres supostamente devem ser bonitas, somos lembrados por algum membro da equipe quando encontramos uma Mãe de Ninhada pela primeira vez, são descritas como criaturas hediondas, curiosamente esse tipo de comentário não acontece com monstros do sexo masculino.

broodawake

A série Dragon Age apresenta muitas possibilidades na construção de seus personagens, independente de gênero ou sexualidade. A representação do papel da mãe através da criatura conhecida como Broodmother causa desconforto e estranheza ao jogador, que não consegue expressar benevolência mesmo conhecendo sua origem. 

Referência

Texto traduzido e adaptado por Ivan Cardoso a partir de um artigo de Dymphna para Gaming As Woman em 25 de setembro de 2014 intitulado Monstrous Women in Dragon Age: Desire Demons and Broodmothers

.