Andraste é a profetisa cujos ensinamentos serviram posteriormente como alicerce para a formação da Chantria, que mais tarde se torna a religião dominante em Thedas. Andraste era a esposa espiritual do Criador, o ser que a Chantria adora.

CRONOLOGIA DO MUNDO

-203 Era Antiga

A Profetisa Andraste nasce em Ferelden. O ano exato de seu nascimento ainda é contestado por estudiosos.

-187 Era Antiga

Andraste se casa com Maferath, um líder Alamarri.

-186 Era Antiga

Andraste apresenta o Criador

Andraste prega por um novo deus, que ela chama de Criador. Quando mais ela prega, mais crescem seus seguidores. Maferath usa esses ensinamentos para unificar os clãs alamarris sob sua autoridade.

-180 Era Antiga

A horda bárbara de Maferath pressiona o norte e começa uma grande investida contra o Império. A palavra de Andraste se espalha entre os oprimidos em Tevinter e incita motins de escravos. O sul de Tevinter começa a entrar em colapso. Tevinter abandona a ilha de Estwatch para se focar nos problemas em seu território. A ilha permanece desabitada por eras.

-171 Era Antiga

A Batalha dos Campos Valarianos (Battle of Valarian Fields) coloca os Alamarri enfrentando o Império Tevinterano e saindo vitoriosos sob ordens de Maferath. Nessa mesma batalha, o escravo elfo Shartan se colocou ao lado de Maferath e liderou seus semelhantes na batalha contra seus opressores de Tevinter. Ele logo se converte e se torna um discípulo, apenas para ter suas escrituras suprimidas após as Marchas Exaltadas contra os Vales. Andraste e O Criador levam os créditos pelas vitórias militares de Maferath, que é tomado pela inveja. Buscando acabar com todas hostilidades e aumentar seu domínio sobre os territórios conquistados, ele faz um pacto com o Arconte Hessarian de Tevinter.

-170 Era Antiga

Andraste é traída pelo seu marido na cidade-estado de Nevarra, uma de suas fortalezas. Ela é levada até Minrathous e queimada em praça pública pelo Império. Havard, leal discípulo de Andraste, coleta suas cinzas e as leva de volta a Ferelden.

-165 Era Antiga

O exército de Maferath e Andraste se dispersa. Maferath domina muito do sul de Thedas em nome dos Alamarri, tomando para si Ferelden e dividindo entre seus filhos o que futuramente seria Orlais, a nação de Nevarra e várias cidades que viriam a formar as Planícies Livres. Pelo serviço prestado na guerra contra o Império, Maferath dá aos elfos um novo lar nos Vales. A Grande Migração (The Long Walk) começa com um grande influxo de elfos tomando a região.

-135 Era Antiga

Os Alamarri em Ferelden caem num período de várias guerras internas devido aos vários líderes de guerra que buscam substituir Maferath. As cinzas de Andraste desaparecem, vindo a serem encontradas muito tempo depois no Templo das Cinzas Sagradas em Haven.

-130 Era Antiga

Canto da Luz

Discípulos de Andraste criam o Canto da Luz, reunindo seus ensinamentos em hinos.

1:45 Divina

Morte por velhice do Imperador Drakon em Val Chevin. Seu sucessor é seu filho, Kordillus II. Os ensinamentos de Andraste se tornam populares em Antiva.