Krem

A Ideia

Há alguns anos, num painel sobre a representação LGBTQ nos jogos da Bioware durante PAX, em meio a uma discussão sincera sobre o tema, um dos pedidos mais frequentes era para a representação de um personagem transgênero e/ou genderqueer de uma forma que não os tornassem um monstro ou uma piada. Quando o painel acabou, alguns de nós chutaram idéias sobre o que poderíamos fazer. O personagem tinha que servir a um propósito além de “estar lá para ser uma pessoa transgênero e/ou genderqueer.” Cada personagem em nossos jogos servem como tema de uma trama, relação com outro personagem ou área.

A execução

Uma vez decidido o que queríamos fazer, nós abordamos o conceito de Krem em outros departamentos e cada um intensificou seu entusiasmo para se certificar de que Krem fosse criado com respeito tanto visualmente quanto em sua linguagem corporal.

Do lado da escrita, Krem foi escrito da melhor maneira possível, a equipe de edição verificou para cada linha de diálogo de modo que não fosse ofensivo e eliminou paráfrases que poderiam dar a impressão errada. O objetivo era para Krem ser um personagem positivo que estava vivendo sua vida feliz agora, sua partida de Tevinter foi revista em conformidade.

A recepção

A Bioware se orgulha ter trazido Krem à vida no jogo, ainda mais com a resposta positiva e feedback da comunidade LGBTQ ao personagem e de como podemos melhorar no futuro. Por exemplo, algumas pessoas trans sentiram que as escolhas do jogador foram escritas sem a menor ideia ou por desinformação, e desejavam opções para falar mais da experiência pessoal.

Para a Bioware seria uma mentira dizer que a criação do personagem Krem foi tão fácil quanto criar qualquer outro personagem ser humano, era um território desconhecido para todos, tanto do lado técnico quanto artístico, mas que valeu a pena o esforço extra. O mundo de Dragon Age tem espaço para pessoas de todas as origens e identidades, e foi um prazer mostrar isso em mais de uma maneira.

Referência

Texto traduzido e adaptado por Ivan Cardoso de: http://blog.bioware.com/2014/12/04/building-a-character-cremisius-krem-aclassi/