Nevarra

 

Nevarra é uma nação que fica no centro de Thedas, entre Orlais e as Fronteiras Livres. É mais conhecida por sua maneira única de lidar com a morte, pelas dinastias reais e histórias de caça aos dragões.

Originalmente, Nevarra era uma das maiores cidades-estado das Fronteiras Livres até se expandir, tornando-se uma nação na Era Exaltada. Ela cresceu nas últimas eras adquirindo um poder que muitos afirmam rivalizar com o de Orlais. Apesar da capital permanecer na Cidade de Nevarra, Cumberland se tornou uma das maiores cidades de Thedas. Graças a sua vantajosa posição no Rio Minanter, Cumberland hospeda a maior parte do comércio da nação.

Os Pentaghasts estão entre as famílias mais conhecidas de Nevarra. Muitas gerações desses caçadores de dragões subiram ao trono, ganhando a reputação de uma aptidão aparentemente hereditária para a estratégia militar. Sob a liderança Pentaghast, o país lutou e ganhou uma longa guerra contra Orlais pelo controle das colinas ricas em minérios na região oeste de Nevarra. Essa vitória sobre Orlais trouxe muito prestígio e riquezas para a nação, embora o povo nativo dessas terras ainda não aprove a presença nevarrana.

Nevarra1

 

História

Em 2:46 da Era Gloriosa, Caspar Pentaghast depôs o antigo Rei Ionas, e tomou o trono.

Em 3:25 da Era das Torres, os exércitos de Orlais e o Império de Tevinter juntaram-se aos Guardiões Cinzentos para acabar com a Terceira Podridão. No entanto, os exércitos vitoriosos ocuparam os territórios que haviam libertado das criaturas sombrias. Nevarra foi conquistada por Orlais, com exceção de Hunter Fell, e só reconquistou sua independência em 3:65 da Era das Torres.

Em 5:37 da Era Exaltada, Tylus, o primeiro rei Van Markham de Nevarra, foi coroado após afirmar ser um descendente do filho de Kordillus Drakon, morto em Cumberland. Sendo um herói da então recente Quarta Podridão, Tylus foi capaz de promover sentimentos nacionalistas na parte ocidental das Fronteiras Livres contra o crescente poder de Orlais. Ele provou sua grandeza militar vencendo diversas batalhas cruciais contra os Orlesianos, estabelecendo Nevarra como um poder novo e crescente.

Em 8:70 da Era Abençoada, uma guerra entre Nevarra e Orlais pelo controle dos montes ocidentais ao redor de Perendale resultou na vitória nevarrana. Porém, Orlais tratou de semear a discórdia e provocou uma rebelião entre os habitantes de Perendale, que se ressentiam do controle de Nevarra.

Em 8:82 da Era Abençoada, Nevarra iniciou uma campanha sangrenta de conquistas dentro das Fronteiras Livres, encorajados pela tomada de Perendale. Eles foram interrompidos por Cade Arvale, que foi nomeado Campeão de Tantervale por seu feito.

Em 8:99 da Era Abençoada, dragões devastaram os campos de Orlais e Nevarra e todas as tentativas para eliminá-los terminaram em desastre. Em resposta, a Divina Faustine II abruptamente nomeou a Era do Dragão, dizendo que essa seria uma era de violência e insurreição.

 

The_Necromancer

 

Política e História

Na Era Gloriosa, o governo da cidade-estado de Nevarra mudou de mãos diversas vezes. Ionas, o último governante antes da Primeira Dinastia Pentaghast, comandou Nevarra por muitas décadas e sua saúde começava a falhar. Seus amigos e conselheiros se aproveitaram de seu estado frágil, sugerindo ações que beneficiariam a eles mesmos e não a cidade. Nevarra estava se destruindo.

Muitos nevarranos, incluindo alguns dos conselheiros mais próximos de Iona, achavam que Nevarra não poderia sobreviver a isso. Eles achavam que era melhor para a cidade se entregar a Orlais ou a uma cidade-estado mais poderosa, como Starkhaven. Surgiram rumores de que alguns dos conselheiros haviam feito tratos com Orlais ou Starkhaven e que seriam recompensados caso Nevarra fosse incorporada.

Felizmente para Nevarra, isso nunca ocorreu. Caspar Pentaghast, originário de uma pequena cidade próxima a Nevarra chamada Hunter Fell, conspirou para depor Ionas antes que ele a destruísse ou entregasse a um inimigo. Na metade da Era Gloriosa, Pentaghast tomou o trono nevarrano, e sob sua liderança, a sorte da cidade-estado virou.

Cassandra - Dragon Age Inquisition

 

Dinastias Familiares

Primeira Dinastia Pentaghast: a linhagem do Rei Caspar manteve o trono nevarrano da Era Gloriosa a Era Exaltada, por aproximadamente três séculos. Nesse período, o reinado Pentaghast foi temporariamente interrompido quando Orlais ocupou a nação enfraquecida pela Podridão. Nevarra foi notoriamente retomada por Caspar II, até hoje um dos reis Pentaghast mais reverenciados pela nação.

Primeira Dinastia Van Markham: depois da Quarta Podridão, o general nevarrano Tylus Van Markham, que afirmava ser descendente de Kordillus Drakon de Orlais, aproveitou a oportunidade para colocar a população contra os Pentaghasts. Van Markham disse que a família real abandonou os valores que a fizeram grandiosa e os acusou de serem decadentes e corruptos. O sentimento anti Pentaghast cresceu e Van Markham mobilizou o povo para derruba-los, com o intuito de tomar o trono. O Rei Nestor Pentaghast foi assassinado, sendo apunhalado dezesseis vezes enquanto sentava-se no trono. Os Pentaghasts sobreviventes fugiram para Hunter Fell. Sob Tylus e mais três reis Van Markham, Nevarra sofreu uma expansão agressiva, ocupando grandes faixas de terras Orlesianas e passando de cidade-estado a nação.

Segunda Dinastia Pentaghast: durante a Era do Aço, o último rei Van Markham morreu sem deixar um filho. Sua filha se casou com um Pentaghast, unindo as duas famílias poderosas. Juntos eles solidificaram Nevarra como um poder significativo em Thedas, e a família governou a nação sob o nome Pentaghast por gerações, com os Van Markham desfrutando de uma posição de igualdade entre a nobreza.

Um futuro incerto para o trono: o rei atual é Markus Pentaghast. Velho e tendo a saúde e sanidade comprometidas, ele vem sendo atacado por muitos oponentes políticos que acreditam que seus conselheiros Mortalitasi governam o país através dele. Membros dos clãs Pentaghast e Van Markham fazem fila para substituir Markus depois de sua morte.

Algumas famílias nobres nevarranas acreditam que tanto os Pentaghast quanto os Van Markham mantiveram o poder por tempo demais e que já é hora de se afastarem. O sucessor mais próximo ao trono é Ferdinand Pentaghast, o irmão mais novo de Markus. Ferdinand é um lendário caçador de dragões, mais conhecido por seus escritos sobre as muitas formas de uso do sangue das feras do que pela política. Ele também é muito velho e nunca expressou interesse em assumir o trono.

Nenhum dos irmãos possui herdeiros conhecidos.

 

Nevarran_crypt_World_of_Thedas

 

A Morte em Nevarra

Um dos aspectos mais singulares da cultura nevarrana é sua perspectiva sobre a morte. Enquanto muitas das nações andrastianas queimam os seus mortos em tributo ao martírio de Andraste, nevarranos mumificam seus cadáveres.

Os nevarranos acreditam que quando uma alma cruza o Fade na morte, ela desaloja um espírito. O conselheiro pessoal de Caspar Pentaghast, um mago tevinterano chamado Vitus Fabria, fundou a ordem de magos Mortalitasi e foi o primeiro a pregar a ideia. Os Mortalitasi acreditam que a mumificação dos cadáveres os mantém intactos para que sirvam como hospedeiros para os espíritos deslocados.

Os corpos mumificados são colocados em túmulos grandiosos e elaborados, sendo os maiores deles complementados com jardins, casas de banho e salões. Nevarranos ricos começam a construir seus próprios túmulos ainda jovens e fazem melhorias conforme envelhecem. Fora da Cidade de Nevarra fica a Grande Necrópole. Ela quase se parece com uma cidade, com mansões e grandes palácios, embora seja absolutamente silenciosa e guardada apenas para os mortos.

É comum que os nobres tenham conselheiros Mortalitasi e existem rumores sobre seu envolvimento em cultos necromânticos secretos. Fora de Nevarra, histórias sobre culto aos ancestrais e obsessão com os mortos se tornaram um estereótipo nevarrano.

Em decorrência disso, os magos em Nevarra tem uma força política maior do que nas outras nações que seguem a Chantria e exercem quase tanto poder quanto os Magistrados do Império de Tevinter.

 

Geografia

Povoados:  Cumberland; Hasmal; Hunter Fell; Nevarra City; Perendale.

Rios: Cumber; Minanter.

Traduzido e adaptado por Mey Linhares.

Fontes:

The World of Thedas Volume 1

Dragon Age Wikia