Vashoth_Cards

Há uma raça, relativamente nova em Thedas, que a maior parte das pessoas chama de Qunari. Grandes e poderosos, os Qunari medem em média, trinta centímetros a mais do que um humano e a maioria tem chifres em suas cabeças.

O rótulo “Qunari” se refere de maneira mais específica a um seguidor do texto religioso conhecido como Qun, independentemente de sua raça. O antigo nome da raça é “kossith”. Porém, esse termo não é vastamente usado e nem conhecido em larga escala fora dos círculos acadêmicos. A liderança dos Qunari nem mesmo reconhece o conceito de kossith e poucos soldados rasos sequer conhecem a palavra.

Os ensinamentos do Qun são tão disseminados que, de acordo com suas leis, a raça não é realmente importante. Uma pessoa pode tanto ser um Qunari como não ser, e porque eles têm praticado uma reprodução selecionada por milhares de anos, ninguém pode ter certeza sobre como um kossith original realmente se parece.

Os Qunari chegaram nas costas de Thedas há muitas eras atrás, vindos de um território não mapeado. Eles vieram em incríveis navios de batalha chamados couraçados e imediatamente começaram uma guerra para dominar todos que encontravam em seu caminho. Humanos em particular são considerados inferiores para os Qunari, em grande parte por conta das poucas restrições que eles têm na prática de magia em comparação com o Qun.

Mesmo entre os Qunari, não se sabe muito sobre o lugar de onde vieram ou porque desembarcaram em Thedas. As conquistas são a resposta mais óbvia. Os Qunari veem a conversão ao Qun como um benefício para todos.

Para muitos humanos, os Qunari são um povo maldoso e tirânico que não acredita em direitos individuais. Nas terras ocupadas pelos Qunari, todos os outros sistemas de crenças são excluídos, famílias são separadas, casamentos são proibidos e qualquer dissidente é enviado para a “reeducação” por uma polícia secreta que vigia qualquer violação da estrita ética Qunari.

Apesar de existir uma paz instável entre os Qunari e o resto de Thedas, com exceção do Império de Tevinter que celebra a magia, um conflito futuro é quase certo. O Qun é uma força implacável que não poderá ser contestada.

Texto traduzido e adaptado por Mey Linhares de Qunari – World of Thedas Volume 1