chantry

A Chantria é a organização religiosa dominante em Thedas baseada no Canto da Luz, uma série de ensinamentos em hinos escritos por Andraste, profetisa do Criador. A Chantria foi fundada por Kordillus Drakon I, o primeiro Imperador da Orlais, em -3 Era Antiga para formalizar o Culto do Criador. A religião Andrastiana em Thedas pode ser descrita como deísta em que o Criador abandonou o mundo, e Ele não vai acatar oração ou realizar qualquer outra obra até que sua graça seja recuperada.

O objetivo da Chantria é espalhar o Canto da Luz aos quatro cantos de Thedas e à todas as raças para uma conversão ao Andrastianismo. A visão da Chantria é de que todos os considerados não humanos precisam de salvação e ainda mais da graça do Criador. Uma vez que todos os povos tenham aceitado a Chantria e praticado seus ensinamentos, o Criador retornará e restaurará o mundo à sua antiga glória.

Não há Qunari Andrastiano conhecido. Os elfos adoravam, e em alguns casos ainda adoram, o panteão Élfico, e os anões veneram A Pedra.