as estradas

As Estradas Profundas são uma grande rede de enormes túneis subterrâneos que um dia pertenceram ao império anão, medindo o comprimento e a largura de Thedas, e que ligavam os thaigs. Thaig é um termo usado pelos anões para seus assentamentos subterrâneos construídos em honra dos Paragons – anões que alcançaram status lendário entre seu povo.

Essas estradas subterrâneas eram obras de realização incomparáveis de artesão, com séculos de planejamento e engenharia demonstradas na geometria de suas paredes. As Estátuas dos Paragons protegiam os viajantes, e os canais carregavam um fluxo de magma que mantinha as Estradas Profundas iluminadas e acolhedoras. O mapa mostra apenas uma pequena parte das Estradas Profundas. Como mencionado no epílogo de Dragon Age Origins e durante Awakening, a rede estende-se sob uma grande porção de Thedas. Confirma-se que elas vão, pelo menos, das Fronteiras Livres às Montanhas do Chifre do Caçador.

No auge do reino dos anões, as Estradas Profundas estavam ocupadas com constantes viajantes e comerciantes, não só dos thaigs, mas também da superfície. Se um cidadão do Império Tevinterano em seu auge tivesse que ver as Estradas Profundas hoje, ficaria chocado com o silêncio e decadência que reina lá dentro.

Durante A Primeira Podridão, os anões foram obrigados a fechar as entradas para as Estradas Profundas, abandonando-as para as criassombrias. Ainda existem as entradas, mas estão todas seladas por portas de aço octagonais decoradas com padrões geométricos que podem formar palavras ou padrões. A entrada na cidade anã de Orzammar também está selada, embora o portão seja aberto de vez em quando por uma das seguintes razões:

-Pessoas cujo acesso foi concedido ou expedições autorizadas.
-Operações regulares conduzidas pelo exército de Orzammar.
-Guardiões Cinzentos que lideram seu chamado.
-Novos membros da Legião dos Mortos que se aventuram nas Estradas Profundas, onde passam seus últimos dias lutando contra as criassombrias na esperança de redenção.

Esta criação outrora orgulhosa é agora a fonte de muita lamentação pelo que os anões perderam. Hoje, apenas dois thaigs permanecem habitadas: Kal-Sharok bem abaixo das Montanhas do Chifre do Caçador e Orzammar sob as Montanhas Geladas.

O quanto da rede ainda está em aberta é desconhecido, bem como o quanto das Estradas Profundas foram corrompidas por criassombrias. Faz séculos desde que a criassombria invadiu a superfície, mas o fato de que leva algum tempo para uma criassombria romper a superfície (e o fato de que elas têm que romper e não apenas emergir) sugere que a maioria das entradas oficiais estão bem fechadas. Adentrar as Estradas Profundas traz grandes riscos. Existem muitas lendas de viajantes desaparecidos nas colinas perto estas entradas, a maioria proveniente de Ferelden.

Apesar do perigo, muitos ainda adentram as Estradas Profundas. Várias tentativas foram feitas pelos anões para retomar thaigs perdidos, mais notavelmente o Aeducan Thaig perto Orzammar, mas todos falharam. Thaig é um termo usado pelos anões para seus assentamentos subterrâneos. Os Guardiões Cinzentos que experimentam o Chamado viajam pelas Estradas Profundas para lutar sua batalha final contra criassombrias, assim como anões que se juntam a Legião dos Mortos.

Embora o fato das Estradas Profundas estarem constantemente infestadas de criassombrias (especialmente quando comparado com a superfície), são mais seguras durante uma Podridão com a exceção da Primeira Podridão.

Referência

Texto traduzido e adaptado por Ivan Cardoso de Deep Roads http://dragonage.wikia.com/wiki/Deep_Roads