gw1

Durante a juventude, Wynne e o Comandante-Cavaleiro Greagoir, do Círculo de Ferelden, tiveram um relacionamento amoroso secreto que resultou em uma gravidez inesperada e acabou rendendo a ele a devida punição. Calma! Antes de afirmar que isso não faz sentido e que a autora que vos fala perdeu o juízo, acompanhem comigo os fatos.

Greagoir serviu por boa parte de sua carreira no Círculo de Magos de Ferelden, para onde Wynne foi enviada quando ainda era uma criança. Apesar de ser considerado por seus superiores um cavaleiro excepcional, verdadeiro modelo para os demais templários, Greagoir foi mandado para Denerim no início da Era do Dragão. Oficialmente, a Chantria necessitava de templários e por esse motivo ele foi enviado para fora do Círculo. Porém, surgiram rumores de que isso, na verdade, teria sido uma medida punitiva por razões desconhecidas.

Mais ou menos na mesma época, Wynne descobriu que estava grávida. Embora tenha se recusado a revelar a identidade do pai da criança, o então Primeiro Encantador Wenselus conseguiu descobrir através de Irving que ela mantinha uma relação amorosa com um templário. Em 9:02 da Era do Dragão seu filho Rhys nasceu e imediatamente foi levado para ser criado pela Chantria.

No livro Asunder, Wynne reencontra seu filho e, embora não lhe diga o nome do pai, ela confirma que ele era um templário. Depois de sua morte, uma carta anônima do pai de Rhys foi encontrada em seus aposentos. Ela se inicia com “É bom que não tenhamos nos falado muito desde o meu retorno.” Considerando que Greagoir foi mandado para fora do Círculo aproximadamente quando Wynne engravidou, talvez a carta se refira ao seu retorno de Denerim.

De acordo com The World of Thedas Volume 2, presume-se que Wynne e o pai da criança tenham sido capazes de trabalhar juntos de maneira profissional, mesmo com o fim da relação. A compreensão entre os dois pode ter surgido com o tempo e distanciamento. Mais um indicativo de que Greagoir pode ser seu antigo amante, já que cinco anos após sua volta, ele se tornou Comandante-Cavaleiro e nunca mais deixou o Círculo.

Se você ainda não está convencido, lembre-se que Greagoir é uma das pessoas que aparece para Wynne quando ela utiliza o Amuleto das Memórias no Dragon Age Origins. E caso tenha jogado com uma maga, na DLC The Witch Hunt, é possível ouvir magos do Círculo comentando que Cullen foi enviado por Greagoir para a Chantria de Greenfell, para “se ajustar”. Levando em conta que ele tinha uma queda pela Heroína de Ferelden, isso soa bastante familiar.

Amulet_of_memories_greagoir

Deixo aqui, para quem tiver curiosidade, a tradução da carta encontrada entre os pertences de Wynne:

“É bom que não tenhamos nos falado muito desde o meu retorno. A raiva deixa minha mente em desordem e manter a civilidade seria quase impossível. Mas já é hora, e talvez escrevendo, eu consiga colocar em palavras o que acho difícil dizer pessoalmente.

Você me disse que não teve escolha a não ser deixar que o levassem. Diga isso pra si mesma se quiser; nós dois sabemos que isso não é verdade. Você tinha uma escolha desde o começo. No momento em que descobriu. Mas você me impediu de saber sobre meu próprio filho porque você sabia que eu encontraria um jeito. Você sabia que eu teria desistido da Ordem por vocês dois. Então culpe meu amor pela Chantria, os templários, meus votos, se te ajudar a viver com isso. Mantenha sua ficção de que não poderia me arrastar pra baixo com você. Finja que você é a mártir. Eu sempre saberei a verdade: você escolheu o seu lugar no Círculo acima de seu próprio filho. Sua crença de que perfeita obediência poderia fazer com que um mago ganhasse a confiança da Chantria era mais preciosa para você do que aquilo que tínhamos. Você decidiu ficar desamparada quando tinha a escolha de lutar. Não era uma decisão sua. Ele era meu, também. A Chantria pode tê-lo tomado, mas você o manteve longe de mim.”

Carta retirada de Dragon Age: The World of Thedas Volume 2 e traduzida por Mey Linhares.

Referências

Dragon Age Origins

The Witch Hunt

Dragon Age: Asunder

Dragon Age: The World of Thedas Volume 2